Quando o assunto é corrimão, muitas são as perguntas na hora de fazer a escolha certa. Dentre elas, o tipo de material a ser escolhido é bastante frequente. Qual combina mais com meu ambiente? Qual tem mais durabilidade? Pensando nisso, fizemos este artigo para tirar todas as dúvidas sobre dois dos corrimões mais procurados: Corrimão de Ferro vs Corrimão de inox: qual o melhor?
Vantagens e Desvantagens
Tanto um quanto o outro são muito procurados no ramo da construção civil. O corrimão de ferro, por sua resistência e durabilidade, sempre é lembrado nos mais diversos projetos. O corrimão de Inox, por ser prático e também bastante resistente, nunca sai de moda. A questão é: qual dos dois escolher? Abaixo separamos algumas vantagens e desvantagens de cada um deles para te ajudar nessa escolha!
Corrimão de Ferro: o clássico!
Cada vez mais utilizado no nosso dia a dia, o ferro é um material indispensável para setores como a arquitetura e a construção civil. Assim, o corrimão de ferro acaba sendo um verdadeiro clássico, presente em diversos ambientes. Confira a seguir mais detalhes deste item.
É resistente e durável
Devido a sua composição, o corrimão de ferro é adequado para estruturas que exigem cuidados adicionais com a segurança. Pela mesma razão, ele também é uma boa escolha para quem procura instalar um corrimão que dure por muito tempo. No entanto, esta escolha deve ser feita com muito cuidado, pois o corrimão de ferro não é recomendável para qualquer tipo de ambiente.
É adaptável
Diferente de outros materiais, o corrimão de ferro pode ser pintado. Essa característica acaba sendo um diferencial pois torna o item bastante adaptável, adequando-se a diversos tipos de ambiente.
Manutenção
Por ser feito de um material de fácil oxidação, o corrimão de ferro tem boas chances de enferrujar, principalmente quando instalado em um ambiente sujeito a variações climáticas. É um item que exige um custo de manutenção constante e muitas vezes é deixado em segundo plano por conta disto.
Corrimão de Inox: o moderno!
O aço inox é, certamente, um dos materiais preferidos para ser utilizado em um corrimão. O corrimão de inox possui diversas vantagens e se encaixa muito bem em quase todos os espaços. Aqui na S. Santos já publicamos um artigo mostrando 5 super vantagens deste item, que você pode acessar clicando aqui.
Veja abaixo algumas das suas principais características.
É resistente e – ainda mais – durável
Assim como o corrimão de ferro, o corrimão de inox é altamente durável e muito resistente. No entanto, por ser feito de aço inoxidável, não enferruja com o tempo e é aplicável em qualquer espaço, tanto interno quanto externo. Por causa disto, o corrimão de inox acaba sendo bastante vantajoso, possuindo, inclusive, um baixíssimo custo de manutenção.
É moderno e MUITO prático
Por seu design metálico e de superfície lisa, o corrimão de inox passa um ar de sofisticação e modernidade, nunca saindo de moda. Suas características também fazem dele um item extremamente prático, de fácil limpeza e manutenção.
Apenas uma cor
Mesmo sendo ideal para praticamente todo tipo de ambiente, o corrimão de inox possui apenas a sua cor original, metálica. Por isso, sua instalação sempre depende do design aplicado no lugar. Embora isto não seja um fator determinante, é sempre importante pensar muito bem no design antes de optar por este item.
E agora, qual escolher?
Embora os dois tipos sejam bastante escolhidos, no duelo corrimão de ferro vs corrimão de inox, nós temos o vencedor: O corrimão de inox.
Mais moderno, mais prático e com um custo de manutenção quase nulo, em praticamente todos os aspectos o corrimão de inox é superior. Nesta disputa, ele é o acessório que mais atende a todas as necessidades e pode ser a escolha certa para você.
Ficou em dúvida? Entre em contato com a gente. Sempre será um prazer atendê-lo!